Estatística

Camila de Santana pensa na estatística como uma matemática contextualizada que ajuda, por exemplo, a analisar bancos de dados e explorar características de uma população. Sua escolha foi baseada no interesse por matemática e recomenda este curso para quem gosta também de computação e inovação.

? O CURSO

“É um curso moderno que está sempre evoluindo e se adaptando. Podemos ver isso, por exemplo, quando professores e/ou alunos pensam em propor novos modelos (sejam de amostragem, probabilísticos, etc.), quando novos pacotes vêm sendo desenvolvidos no R (software muito utilizado para análise de dados). Além disso, é um curso denso, complexo, mas que esclarece muitas coisas. Eu gosto de pensar na Estatística, por exemplo, como a matemática contextualizada. Muitos conceitos que aprendemos em matemática tomam forma quando vamos analisar um banco de dados ou, até mesmo, explorar características de uma determinada população. ”

A ESCOLHA PELO CURSO

“Quando escolhi, não conhecia muito sobre o curso. Tive poucas informações, mas notei que envolvia uma área de conhecimento do meu interesse. Após ingressar na UFF e obter informações, foi que escolhi mesmo. Tive a chance de exercer outra graduação, também na UFF, mas decidi ficar e cursar Estatística, porque já havia me interessado bastante. Hoje, poucos anos depois, vejo que a graduação em Estatística vem crescendo e há muitas informações sobre o curso circulando, então acho que meu caso não se repetiria com facilidade atualmente.”

? CONSELHO PARA QUEM QUER CURSAR ESTATÍSTICA

“Façam estatística caso queiram de verdade. Pesquisem sobre a graduação e as diversas áreas de atuação que o curso nos proporciona, conversem com profissionais que já exercem a profissão, com graduandos e professores. Procurem informações de todos os lados. Não é um curso que permite muitas incertezas, embora muitas vezes o que queremos é quantificar incerteza (risos). Ele é intenso, requer dedicação, comprometimento, não deve ser cursado de qualquer forma. Então, se a pessoa gosta de matemática, computação e, principalmente, de inovação, é um excelente curso a ser pensado. ”