Produção Cultural

Carol Peixoto vê o curso de Produção Cultural com muita versatilidade, que enriquece tanto a vida profissional quanto pessoal. O curso trabalha com tópicos como expressões artísticas, aulas de gestão cultural, marketing e gestão de projetos.
Na UFF, a grade é diversificada e além da teoria, há a oportunidade de realizar aulas práticas, seminários e participar da 33 produções, que é a empresa júnior do curso e uma excelente oportunidade de ter um primeiro contato com a carreira profissional deste curso.

“É muito amplo. Permite estudar, dialogar e problematizar as diversas esferas da cultura. ProCult na UFF é focado na cultura como um todo, desde fundamentos antropológicos até projetos culturais, e isso nos permite uma base incrível para nossa vida profissional e pessoal. O grande diferencial da UFF é a grade, que possibilita um aprendizado múltiplo. O curso é bem teórico, mas também existem aulas práticas, seminários e temos uma empresa júnior de produção cultural. Temos ainda fundamentos de diversas expressões artísticas, aulas de gestão cultural, marketing, aprendemos a fazer projetos e os professores são ótimos.”

SOBRE MERCADO DE TRABALHO
“O mercado de produção cultural é bem amplo e tem ainda muitos nichos a serem explorados. Já trabalhei em inúmeras áreas: circo, teatro, música, cinema, mídias sociais, artes plásticas… Para mim foi importante trabalhar em várias áreas para saber com qual eu me identificava mais. Acredito que para ter um bom desempenho profissional em qualquer profissão é necessário: dedicação, profissionalismo, disciplina e amor. Os outros elementos são características suas que você deve associar da melhor maneira ao seu trabalho. O maior desafio de um produtor cultural talvez seja trabalhar com carteira assinada e encontrar algum concurso para Produtor Cultural que exija o nosso diploma ao invés de outras graduações.”

CONSELHO DE UNIVERSITÁRIA
“Produção Cultural é linda. É uma área ótima para se trabalhar, bastante diversa, você pode trabalhar tanto em escritório resolvendo burocracias, quanto acompanhando uma banda em turnê. Analise bem a grade do curso, veja os prós e contras da profissão (geralmente, você trabalha MUITO, sem parar, mas todo mundo é apaixonado por essa correria). Saiba que ProCult é sim um curso em que você precisará ler muito, aprender, entender e discutir sobre muitos temas, e que às vezes vai bater uma crise, mas o amor pela profissão supera tudo! Lembre-se que a escolha do vestibular não é algo para sempre, você pode mudar ao longo do seu caminho, mas é muito importante escolher uma profissão com que você se identifique bastante e trabalhar fazendo o que ama.”