Biomedicina

Beatriz Alexandre já estava muito decidida quando escolheu o curso e a UFF para realizar seu curso, que adora pela integração que ele de alunos e professores. Ela diz que há excelente preparação para ambientes laboratoriais. Além disso, recomenda muita dedicação e que quem entre no curso, aproveite as possibilidades de fazer cursos, estágios e participar de palestras.
? O CURSO

“O nosso curso é maravilhoso em diversos sentidos. Nós alunos sempre nos referimos a ele como uma grande família, pois estamos sempre em contato com todos os períodos desde o trote (que no nosso caso é super integrativo e zero constrangedor) e nos ajudamos muito, tanto diretamente com os conteúdos das disciplinas quanto dando um suporte emocional pra quem está passando pelo que a gente já passou. E eu acho isso muito lindo, de verdade, porque é algo que outros cursos não têm, pelo que me falam.

Além disso, o nosso corpo docente é monstruoso.  Desde os professores das matérias mais básicas até a nossa coordenação de curso, o nosso curso funciona muito bem. É inacreditável. ? Nós, de modo geral, temos contato muito direto com os professores e isso facilita muito o aprendizado, além de ser ótimo para ficar sabendo de oportunidades de Iniciação Científica. Todos os nossos professores dão o sangue pelo curso e colocam nossa formação de excelência acima de tudo, muitas vezes tirando recursos do próprio bolso.

Todas as vezes que tive a oportunidade de me inserir em um laboratório e colaborar com pesquisas, sempre foi muito visível como nós, alunos de BioMed da UFF, somos preparados até nos mínimos detalhes pra essa rotina laboratorial.  E como eu disse, nossa coordenação de curso é sinônimo de eficiência, então nós podemos sempre focar nos nossos estudos e experiências profissionais porque temos suporte nas questões burocráticas.”

A ESCOLHA DO CURSO

“A escolha do curso pra mim foi muito natural. E é até engraçado porque Biomedicina é um curso pouco conhecido ainda e as pessoas que entram muitas vezes têm dúvidas ou inseguranças. No meu caso, tanto escolher Biomedicina quanto escolher a UFF sempre esteve em meu pensamento. Eu nunca sequer cogitei fazer outro curso ou fazer BioMed em outro lugar. Eu entrei em 2012 pelo Sisu e a minha segunda opção ficou em branco!  O que mais me encanta no curso é nosso conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano e nossa vontade, praticamente obrigação, de sempre querer saber mais. Estar envolvido na salvação de diversas vidas e ter um trabalho que fornece ferramentas pra médicos, enfermeiros e todos os outros profissionais da área da saúde fazerem o trabalho deles da melhor forma possível é encantador. ?Além disso, o Biomédico é um profissional que pode fazer tanta coisa que você tem a opção de se reinventar sempre. E isso nos faz muito bem!”

? CONSELHOS PARA QUEM DESEJA CURSAR BIOMEDICINA

“O principal conselho que posso dar é que estejam dispostos a conhecer o curso e venham de coração aberto. O curso é muito lindo e riquíssimo em possibilidades, mas requer muita dedicação. Nossa formação vai muito além do exposto em sala de aula e é importantíssimo ter noção disso e correr atrás de cursos, estágios e palestras desde cedo. Tem que ter a maturidade de conhecer o curso e decidir se quer aquilo ou não, porque sinceramente… Biomedicina não é pra quem não gosta (risos).
É um curso muito lindo e tem muito a oferecer se a pessoa estiver disposta.”